depois de velho, continuou tarado.

domingo, novembro 13, 2005

de galochas.

Quem me conhece sabe que não sou um fã de Lars von Trier. Até pouco tempo, ele nem cheirava, nem fedia pra mim. Depois de Dogville, passou a feder muito. Começaram a idolatrar o cara. Cutucaram a merda.

Ele repete a mesma história. Com uma roupagem diferente cada vez, tudo bem. Mas o argumento básico é: mulher sofre muito sem parar, procurando o benefício de outros, até se foder no final. O AC/DC faz o mesmo som há tempos. Eu gosto. Meu problema com o dinamarquês tem uma outra origem.

Seus artifícios chamam mais atenção do que o filme. Criou o Dogma 95 e fez Os idiotas. Depois rasgou os dogmas com Dançando no escuro. Um musical com a Bjork. Agora desenha os cenários no chão. Comenta-se o entorno, mas não os filmes. Deveria ser o contrário. Antes desses todos ele fez o seu melhor, Ondas do destino. Quase ninguém viu. Marketing é tudo, né?

Eu perdoaria isso tudo (e mais um pouco, não quero me estender muito), se ao menos seus filmes não fossem tão... chatos. Esse é o problema. Monótonos. Tediosos. De galochas. E - pior nesses últimos – cheios de lições morais. Pretensões. Nariz empinado.

Já dizia o Buda. Diversão não faz mal. Nem precisa ser diversão haha. Não estou falando disso. Pode ser triste. Romântico. Com sustos. Levando o espectador a pensar. Criticar. Refletir. Mas ele só consegue me fazer bocejar.

Se Shakespeare vivesse nos dias de hoje e escrevesse “tem algo de podre no reino da Dinamarca”. Eu não pensaria duas vezes, deve ser o Lars... responderia.

Um comentário:

André disse...

Quero ver Manderlay pq é obrigatório, mas também acho que idolatram muito o cara, que não é (nem nunca vai ser) nenhum Kubrick, Leone ou Scorsese.

Também acho Ondas do Destino seu melhor filme, de longe, mas Os Idiotas me agradou muito. Puta filme! O mesmo nao pode-se dizer de Dogville e principalmente Dançando no Escuro. Um amigo meu, quando foi ver esse último, naquela cena em que a Bjork começa a cantar de capuz na cabeça antes de ser enforcada, no meio dos vários soluços na sala de cinema, bradou: "enforca logo essa chata!". Sensacional. Ameaçaram até chamar a polícia.