depois de velho, continuou tarado.

sexta-feira, abril 22, 2005

30 dias.

Faz um mês. 44 segundos em um, 45 no outro. Um mês. Primeiro no direito, depois no esquerdo. Um mês. Conhecidos me olham com estranhamento. Um mês. E minha vida não é mais a mesma.

Há um mês eu estive de corpo presente numa clínica. Perto da avenida Ibirapuera. Décimo quinto andar, se bem me lembro. O procedimento estava marcado para 19h30. Precavido, como eu só, cheguei às 19h03. Olhando para o relógio, preocupado com o trânsito que peguei na avenida Brasil.

Revista Caras, espera. Eram 19h12, quando o Dr. Endo chegou. Um leve cumprimento com a cabeça foi suficiente. Como o nome entrega, é japonês. Baixo e barba. Não barba de mestre oriental, mas Lulinha paz e amor. Cerrada e bem aparada. Conheço ele desde quando tinha quatro anos. Faças as contas. Ele sempre manteve esta aparência. Será que ele descobriu a fórmula da juventude?

Dr. Endo entrou por uma porta. A mesma porta que se abriu às 19h23. Uma enfermeira me chamou. “Sr. Guilherme?”. “Sou eu”, respondi e me levantei. Entramos.
- Vou ter que colocar esta touca ridícula em você, tudo bem?

“Fazer o quê”, pensei. “Tudo bem”, falei. Touca ridícula e depois umas sapatilhas. Inclinar a cabeça. Uma gota em cada. “Pronto. Agora é só esperar um pouquinho que e já volto”, como era simpática esta enfermeira. Tentei perceber suas formas, mas ela também usava sapatilhas e touca ridícula. Além do tradicional avental branco. “Deve ser boa”, correu meu pensamento.

Não demorou. “Sr. Guilherme? Estamos prontos”. De sapatilhas e touca ridícula levantei. “Agora não tem volta”, pensei. Mentira. Sempre tem volta. Até da morte, como Jesus bem mostrou. Mas a vida sem uma pitada de novela mexicana, fica meio sem graça.

Sente-se. Abra bem o olho. Você vai sentir uma leve pressão. Olhe para a luz vermelha. Isso, muito bem. Vou pingar umas gotinhas. A luz vermelha vai sumir uns segundos, mas mantenha o olho fixo. Isso mesmo. A luz vermelha voltou? Sim? Vai começa a aplicação. Não se mexa. Vai sentir um leve cheiro de queimado, mas é normal.

44 segundos depois, “Parabéns, o direito já foi, agora o outro”.
Repetiram o processo. Sem o “Sente-se”. Eu já estava sentado. Demorou um pouco mais, 45 segundos.
- Foi um sucesso, Sr. Guilherme!

Esta enfermeira devia ganhar o troféu de Miss Simpatia, sem dúvida.

Daquele momento em diante os óculos eram uma peça de museu na minha existência. De touca ridícula e sapatilhas eu era um novo homem.


[publicado em 22/01 no multiply]

Nenhum comentário: