depois de velho, continuou tarado.

domingo, agosto 13, 2006

Mestre.

Alfred Hitchcock, faz anos hoje. Faria, se estivesse vivo. Não tenho dúvidas em afirmar que conhecer a obra dele foi fundamental para a minha escolha profissional. Comecei a me interessar pelo cinema com seus filmes. Janela Indiscreta, Um corpo que cai, O homem que sabia demais. Todos com James Stewart. Depois vieram outros. 39 degraus, A dama oculta, Frenesi. Todos muito bons. São filmes que aprecio demais.

Nem sempre suas imagens eram belas, contudo sempre eram eficientes. Sabia que conduzir o espectador. E nunca o enganava. Criava suspense, que ele explicava da seguinte forma: Dois sujeitos estão conversando num trem, há uma bomba logo abaixo deles. O público sabe da bomba. Eles não. Isso é suspense. Explodir a bomba é simplesmente um susto. Hoje em dia, aparentemente poucos sabem o que isso significa.

Alfred gostava de planos simples. Não tinha firula. E odiava filmar muitas opções. O filme é meu, não do montador, dizia. Sabia o que fazia. Para se contar uma história não são necessários tantos. Excesso e redundância não encontram lugar em sua cinematografia.

Casou com a mulher com quem perdeu a virgindade. E adorava escalar loiras geladas para os papéis principais. Diz a lenda que se apaixonava pelas protagonistas. Brigou com Grace Kelly quando esta decidiu virar princesa. Assim criava cenas de um forte erotismo, sem mostrar muito. Apenas olhares. E bons diálogos.

Muitos de seus filmes são baseados em livros. Livros de pouco sucesso. Não raro mudava completamente a história. Pegava apenas uma idéia ou outra. O resto tornava mais cinematográfico. Transformava ao seu estilo. Autores odiavam o resultado final.

Alfred Hitchcock não ganhou um oscar. Levou pelo conjunto da obra. Uma homenagem apenas, no final de sua vida. Podemos dizer que ele criou o cinema moderno. E este nunca retribuiu. Tinha muita fama com os franceses, que lhe deram muitas homenagens e o devido reconhcecimento.

Nasceu em Londres. Morreu na Califórnia, 29 de abril de 1980. Abaixo, deixo algumas de suas frases. Pra mim é o quem mais se aproxima da bíblia.

- “The length of a film should be directly related to the endurance of the human bladder.”
- "Always make the audience suffer as much as possible"
- "When an actor comes to me and wants to discuss his character, I say, 'It's in the script.' If he says, 'But what's my motivation?, ' I say, 'Your salary.'"
- "Film your murders like love scenes, and film your love scenes like murders."
- "I am a typed director. If I made "Cinderella," the audience would immediately be looking for a body in the coach."
- "If it's a good movie, the sound could go off and the audience would still have a perfectly clear idea of what was going on."

Nenhum comentário: