depois de velho, continuou tarado.

domingo, setembro 11, 2005

onze de setembro de 2001.


Lembro que neste dia eu fui com o Rui, meu sócio na época, distribuir as fitas VHS do A13 – seriado que tentamos produzir -, para aqueles que haviam nos ajudado na produção. Saímos de manhã e só ficamos sabendo dos acontecimentos quando voltamos para minha casa almoçar.

Cheguei e vi meu irmão, ainda de pijamas, junto com minha mãe sentados na sala e olhar fixo na televisão. CNN. O que aconteceu?, indaguei. Um avião bateu no world trade center, alguém respondeu. Minha reação foi de total descrédito. Até que vi as imagens recuperadas. Primeiro vi o segundo avião. As imagens do primeiro choque só aparecerem depois.

Quando ouvi o nome de Bin-Laden, dei uma leve risada. Como os E.U.A. estão sendo atacados por um cara com esse nome? Depois, veio a minha lembrança que o Corinthians sempre leva gols de atacantes de nomes estranhos. Comecei a temer um jovem centroavante, que surgiria dali dezoito anos num time do interior, que a mãe achou bonito Osama e resolveu batizá-lo assim.

Durante o almoço vimos a primeira torre cair. Continuamos as entregas depois de comer. No caminho fomos conversando. Rui, um apocalíptico de carteirinha, dizia que agora começaria a terceira guerra mundial. Que o fim do mundo se aproximava. Eu, talvez cauteloso demais, achava que iam arrumar um bode-expiatório. Vão prender alguém ou alguns e tentar esquecer tudo.

Nem uma coisa nem outra. Depois disso conheci duas pessoas que fazem aniversário hoje. Preciso lembrar de ligar.

Já se vão quatro anos. E outros atentados ocorreram. Madri e Londres. O mundo mudou. Muito? Pouco? Seria este incidente uma queda da Bastilha moderna? Onde você estava no dia onze de setembro de 2001?

Um comentário:

wicca disse...

eu trabalhava no senac na época. e lá era como se estivéssemos ilhados. nao tínhamos acesso a nada. apareceu um aluno contando do ocorrido. rolou uma descrença. até que chegando em casa, depois do trabalho, pude ver as imagens...