depois de velho, continuou tarado.

segunda-feira, agosto 08, 2005

Inventário felino I: Nina.


- nina -


Nina é a gata mais velha de casa. Tem 18 anos. Nasceu e vive conosco desde o primeiro dia. É filha da Pique, que faleceu em janeiro do ano passado.

A Pique já era nossa há quase um ano quando resolvemos que seria uma boa ela cruzar. A levamos até o apartamento de um gato mais velho, porém igualmente virgem. Passou uma ou duas noites lá. Voltou sem termos certeza de que tinha dado certo.

Deu. Nasceu uma ninhada de um. Uma, quer dizer. A Nina.
Uma gata rechonchuda. Carinhosa. Brincou muito quando pequena. Depois cansou. Teve algumas crias. E cuidava dos filhotes com muito carinho, aprendeu com a Pique. Chegou até atacar meu irmão, quando achou que era uma ameaça. Mesmo assim, se tem um dono dela aqui em casa é o meu irmão.

Depois que foi castrada engordou bastante. Por um tempo foi a mais pesada. Gosta de ficar perto de gente. Faça frio ou calor. Nunca foi de correr ou pular muito.

Hoje ela se movimenta pouco. Adora ficar ao sol. Sobe e desde as escadas com esforço. Bebe muita água. Quando os mais jovens a irritam, dá uns tabefes sem dó. Já não consegue se lamber direito. Assim seu pelo perdeu um pouco do brilho e ganhou alguns tufos.

3 comentários:

Flavs disse...

Conheço outra gatinha que se chama Nina. É alemã!

wicca disse...

ela tem o olhar cansado dos gatos idosos... e merece respeito dos outros gatos.

Márcia disse...

Eu lembro que quando era pequena, a Nina era a mais bonita de nossa casa... parecia uma bolinha de pelos! Ela merece nosso carinho...