depois de velho, continuou tarado.

quinta-feira, julho 21, 2005

meu avô.


- o espanhol -

Hoje vi o meu avô.
“Como você está barbudo! O seu pai também deixava a barba na sua idade”, disse o bom velho espanhol. Perguntei se ele já havia usado barba alguma vez na sua vida, eu nunca tinha o visto barbado.

“Barba nunca. Não serve pra mim. Mas bigode já usei.” Imaginei ele de bigode. Vi meu pai, que hoje anda parecendo o Gepeto. E quando conheceu a Vovó Geralda você tinha um bigodão?

“Sim, usava bigode naquela época. Mas já faz um tempão! Eu casei no dia 15 de fevereiro de 1947. Eu tinha um bar. A gente servia pinga, cachaça, café e, na hora no almoço, fazíamos um churrasquinho. Tinha um bom movimento. O pessoal das lojas vizinhas sempre aparecia para comer o espetinho. Vinha gente do colégio da frente também. Então casamos num dia em que as escolas e as lojas estavam fechadas. Assim não atrapalhava o rendimento. Depois do casamento a dona Geralda começou a fazer uns pasteizinhos para vender no bar também.

Passei minha lua-de-mel em Campinas. Naquela época só se chegava lá de trem, não tinha ônibus. Mas nesse dia o trem atrasou. Quando chegamos no hotel o quarto que havia reservado estava ocupado. Como atrasamos o gerente passou para outra pessoa. Conversei muito e então nos arrumaram outro, num hotel ali ao lado. Foi gostoso.”

Quinze de fevereiro, Vô? Casou no carnaval?
“Não era carnaval. Foi um pouco antes. O carnaval era mais divertido antigamente. Aquele carnaval de rua. Todo mundo se encontrava. Era uma festa só. Diferente de hoje. Não tinha perigo. A gente pulava durante o dia inteiro. Brincava bastante.”

Vô José Moreno. Espanhol de Andaluzia.

3 comentários:

Flavs disse...

Vamos abrir um boteco? "Bar chove lá fora. Aqui dentro só pinga!"
hahaha acabei de ver isso num e-mail!

Márcia disse...

Gui, ainda bem que a visita serviu para este papo gostoso com o vovô. Podíamos fazer isso mais vezes. Ficar ali, ao lado dele e mais nada. Que tal? São momentos que vamos lembrar para sempre. Há, não quero ser irmã pegajosa, mas vc sabe que sou sua fã, né? Te amo!!!

cris disse...

fofo o seu avuelito...
deu saudades do meu.