depois de velho, continuou tarado.
segunda-feira, julho 04, 2005
la guerra de los mundos.
- dakota fanning -
Quando você estiver sentado na poltrona. Esperando o filme começar. Ouvindo a música ambiente ou a conversa do vizinho. Não pare de pensar “Guerra dos Mundos é um filme B”. Repita, “Guerra dos Mundos é um filme B”. De novo, “Guerra dos Mundos é um filme B”.
Filmes B eram filmes renegados. Os grandes estúdios não os viam com seriedade. Afinal quem em sã consciência queria ver histórias de aliens, de animais pré-históricos gigantes, de máquina do tempo? Isso há mais de cinqüenta anos. Normalmente tinham baixo orçamento. Envolviam efeitos especiais, como stop-motion, sobreposição de quadros ou maquetes. O público-alvo eram os adolescentes, que liam as histórias em quadrinhos, atiçavam a imaginação com Julio Verne e sonhavam em chegar na Lua. Em 1953, o primeiro “Guerra dos mundos” foi lançado.
Passados vinte anos. O homem chegou a lua. Os quadrinhos são arte. Julio Verne continua sendo referência. Spielberg e Lucas mostram ao mundo “Tubarão” e “Guerra nas estrelas”. As salas lotam. Os grandes estúdios mudam de idéia. Transformam-se em filmes B, de blockbuster. Arrasa-quarteirão.
Não espere de um longa-metragem desses grandes reflexões. Ou uma história verossímil. O negócio aqui é fazer crer. Por duas horas acreditar que o mundo pode ser invadido, destruído, virar pó. Criar efeitos. Cenas que prendam a respiração. Como numa montanha-russa, você sabe que não vai cair, mas sente o frio na barriga.
Steven Spielberg sabe fazer isso com poucos. E.T., Jurassic Park e o grande peixe assassino já citado o colocam na posição de rei dos arrasa-quarteirão. E isso é bom. Seu domínio da narrativa é impressionante. Pega o espectador pela mão e o conduz com maestria. Acreditamos profundamente na invasão alienígena.
O estilo ganhou audiência, criou personagens conhecidos, recebeu prêmios. Não perdeu o espírito. Então, para melhor apreciação, repita comigo: Guerra dos Mundos é um filme B.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
GOM
depois vou comentar o filme lá no meu.
acho que a maioria, na real, nao entendeu patavinas do filme. ou foram na maior má vontade.
Será que tinha que alguém gritar Bactérias! Bactérias! Bactérias! ???
Postar um comentário