Ontem finalmente terminei a trilogia. Não, não foi Star-Wars. A trilogia dos mortos-vivos, de George A. Romero. Night of the living-dead. Dawn of the dead. Day of the dead. Ainda este ano ele deve lançar o Land fo the dead. Trilogia como os três mosqueteiros.
Gostaria de ter assistido quando estava na faculdade. Fazer um trabalho para aquele professor que acha Ano passado em Marienbad genial. Obrigaria ele a assistir...
Sempre curti morto-vivos. Desde que vi O retorno dos mortos-vivos. Prefiro eles aos vampiros, lobisomens e chupa-cabras. Talvez por terem sido criados para a sétima arte. E viverem unicamente nela. Meu amor pelo cinema espelhado nestes monstros.
Romero consegue explorar muito bem a criatura. São tramas bem diferentes. Muito críticas. Night, algumas pessoas ficam presas numa casa e tentam sobreviver ao ataque. Não por acaso estas pessoas representam os EUA. Dawn, paulada na sociedade de consumo. Pessoas presas num shopping. Mortos-vivos do lado de fora. Day, bordoada nos militares e nos cientistas. A figura de Bub, o morto-vivo domesticado é uma poesia bela e doente. Land... espero com ansiedade.
O grande negócio é que Romero não fica nos sustos. O ambiente e os personagens são mais interessantes e destacados. Os mortos-vivos são extras. O principal problema não está neles. Está nos vivos.
Agradeço a André ZP pelo empréstimo dos DVDs de Dawn e Day. Valeu!
depois de velho, continuou tarado.
quarta-feira, maio 18, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Romero tem muito mais importancia no cinema de horror do que se pensa. Nao por acaso, todo filme de zumbi tem q prestar homenagem ao rei. Reparou q tem um primo do Bub no filme do Danny Boyle? Só pra citar um aspecto.
e também acho zumbis muito mais interessantes q vampiros e congeneres.
preciso ver shawn of the dead. sabe, aquela parodia aos filmes de zumbi, q dizem ser muito acima da média.
e amanha te levo o evil dead, q é o night of the living dead versao humanos-possuidos-pelo-tinhoso.
O melhor de todos eh "Maldicao Sangrenta"!!!
O melhor em "Maldição Sangrenta" é a edição!
Pra falar a verdade, soh vi a versao com a edicao dos diretores. Nao vi a outra... Por um acaso vc tem?
preciso procurar...
Procura ai, quero ver de novo!!!
Postar um comentário