depois de velho, continuou tarado.

segunda-feira, maio 23, 2005

guerra nas estrelas.


- R2, virei sucata nestes modernos passados! -

Chegou ao fim. Pelo menos para mim, que vi o Episódio 3. Agora podemos sentar um dia e assistir todos os seis de uma vez só. Como sugeriu um amigo. Ver as diferenças entre os primeiros e os últimos. Que não são poucas.

De cara, salta aos olhos a tecnologia. Na trilogia de setenta, maquetes, stop-motion, bonecos, fios. Na atual, fundo verde e computador a beça. Lado positivo. Com os chips de hoje a imaginação pode correr a vontade. Criar o cenário que quiser. Lado negativo. Tudo fica fake demais. Limpo. Digital. Frio. Meio Hans Donner. O mestre Yoda melhorou muito, mas ver o boneco até era divertido. C3PO levou a pior, fica parecendo uma sucata ao lado dos robôs digitais.

Sexo. Aqui também a diferença é grande. No quatro, cinco e seis, havia uma relação Dona Flor entre Luke, Hans e Leia. É bom lembrar que dois destes são irmãos. E como esquecer a princesa de cabelos em caracol, encoleirada pelo Jabba e biquíni? Um, dois, três. Nada disso. Apenas beijos apaixonados. Muito pano. Padmé fica grávida justamente entre um e outro episódio. Sem graça.

Este episódio 3 é o melhor desta nova safra. Até porque os dois anteriores são bem fracos. É neste que acontece tudo que queríamos saber. Nascem os gêmeos. Surge Vader. Jedis são extintos. Os dois primeiros filmes são dispensáveis para quem já viu os três últimos. Personagens como Mace Windu, Jar Jar Binks e Qui-Gon, são descartáveis. Petiscos. Apenas distraem nossa atenção até o prato principal chegar.

Os três primeiros-últimos George Lucas dirigiu. Já nos outros últimos-primeiros, ele abriu mão de dois. Senti falta desta arejada. Permitir que outros abordem sua obra pode fazer bem. O olhar de fora é útil. Além disso, Lucas não é habilidoso com os atores. Até alguns seres 3-D são canastrões.

Algum dia, no futuro, aceitarei a sugestão de meu conhecido. Assistirei todos os seis. Um depois do outro. Talvez isso faça bem aos primeiros. Ou mal aos últimos.

3 comentários:

Flavs disse...

Mmm... Vou ver se consigo coragem pra te acompanhar nessa jornada...

André disse...

em breve devo ter todos em dvd, da'i quando sair o III, a gente faz essa maratona regada a cafe. mas tem que achar alguem que tenha home theater e tv de plasma pra emprestar.

e a pergunta que nao quer calar: como diabos padme teve os gemeos tao rapidamente?

André disse...

ah, e george lucas no episodio III usou o mesmo diretor de atores de encontros e desencontros da sofia coppola.